A Proposta Pedagógica

A Coleção Didática elaborada para atender às três séries do Ensino Médio apresenta uma proposta pedagógica pautada na possibilidade de construir uma sólida formação cultural, cujo conteúdo seja suficiente para atender às exigências dos mais difíceis Vestibulares e do ENEM, fim para o qual voltamos nossos esforços neste momento, visto que a formação geral do aluno pode se dar em sua maior parte durante o período em que foi ministrado o Ensino Fundamental I e II.

As seções do material integram as diferentes disciplinas, de acordo com recomendação do Ministério da Educação.

A Estrutura do Material

O conjunto do material para as três séries do Ensino Médio está distribuído em 11 apostilas teóricas, bimestrais, contemplando as disciplinas: Matemática (Álgebra, Trigonometria e Geometria), Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Redação, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês), História (Geral e do Brasil), Geografia (Geral e do Brasil), Sociologia, Filosofia (opcional), História da Arte (opcional) e Espanhol (opcional).

Sociologia e Filosofia

O material didático de Filosofia e Sociologia do Sistema CPV utiliza metodologias variadas para introduzir os conceitos de ambas as disciplinas na vida prática dos alunos para que, à medida que se tornem capazes de questionar de forma adequada, criticar de forma coerente e agir de modo mais consciente, estejam também preparados para serem verdadeiros cidadãos.

Os temas selecionados para abordagem da Sociologia enquanto Ciência são os tradicionalmente considerados estruturantes da vida em sociedade: o trabalho e a cultura, a partir dos quais é possível chegar a uma série de outros temas importantes, facilitando a apresentação de noções de direitos sociais e desigualdades, identidade nacional, indústria cultural, globalização e outros.
Para atender aos vestibulares que contemplam esse componente curricular, o material traz questões de alguns exames.

O ensino da Filosofia atende à necessidade de orientarmos a educação dos jovens para que adquiram uma postura crítica, madura e responsável perante a vida, o mercado de trabalho e a sociedade em geral.

O contato mais próximo com as ideias dos grandes pensadores da história, com a evolução do pensamento filosófico e crítico e com as diferentes reflexões acerca dos temas de cunho filosófico, tais como a Liberdade, a Justiça, o Poder, a Democracia, a Política, o Preconceito, a Ética, conferem aos alunos uma percepção mais apurada da realidade à sua volta e, consequentemente, das possibilidades de intervenção nessa realidade.