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Conheça metodologias para o desenvolvimento de soft skills na escola
- 23/02/2021
- Category: Competências escolares Conteúdo Exclusivo

O avanço da tecnologia trouxe diversas mudanças para a sociedade. Antes, trabalhos que eram essencialmente realizados por seres humanos, agora podem ser feitos por meio de tecnologia, por máquinas e softwares.
Porém, existe um tipo de habilidade que nos diferencia das máquinas, como a empatia, a comunicação e o pensamento crítico. Essas habilidades são chamadas de soft skills ou, como alguns as chamam, people skills, que nada mais são do que habilidades de comportamento, inerentes a humanos, especificamente.
Instituições de ensino que buscam inovação ajudam os seus alunos no desenvolvimento das soft skills, que facilitam todo o processo de aprendizagem e formação, além de prepará-los para uma realidade que exige esse tipo de habilidade.
Você sabe como desenvolver soft skills no ambiente escolar? Continue conosco e descubra ótimas metodologias.
O que são soft skills?
As soft skills, ou habilidades de comportamento, são capacidades que não pressupõem a necessidade de uma bagagem acadêmica. Elas são desenvolvidas a partir do convívio social e da memorização dos fatos e hábitos
Nessa categoria, incluem-se as habilidades de se comunicar, compreender situações, tomar decisões e agir de forma ética. O aprendizado das soft skills vai muito além da formação do aluno, agregando competências úteis em todas as áreas da vida.
Um bom exemplo é o profissional de Direito. Enquanto o conhecimento técnico da lei, portas jurídicas e seguimento do processo penal são classificados como um conhecimento acadêmico, a capacidade de comunicação com o cliente e participantes do sistema jurídico, a ética na tomada de decisões e o controle emocional nas audiências são categorizados como soft skills – sem as quais é impossível se sair bem na profissão.
Para as carreiras de Mercado Financeiro ou funções de gestão (para quem quer ser dono do próprio negócio ou conseguir altos cargos executivos em grandes empresas), além dos conhecimentos pedagógicos e acadêmicos adquiridos em boas faculdades, é fundamental o desenvolvimento de trabalho em equipe, liderança, gestão de tempo e de pessoas.
Esse tipo de habilidade, além de fundamental em todas as áreas da vida, é imprescindível na absorção do conteúdo acadêmico. A importância do desenvolvimento das soft skills no ambiente escolar vai além de uma projeção para o futuro, sendo essencial para a aquisição do conhecimento em todas as etapas da vida acadêmica.
A capacidade de ouvir, por exemplo, permite maior compreensão de todo o conteúdo que está sendo transmitido pelo professor. Além disso, também facilita a interação com outras pessoas, o que facilita a ter outras soft skills, como empatia, habilidade de negociação.
A maior dificuldade de desenvolver soft skills no ambiente escolar é justamente a falta de experiências dos alunos, especialmente quando trabalhamos com a educação infantil. Porém, com o direcionamento certo e dinâmicas assertivas é possível cultivar as habilidades não cognitivas desde cedo.
Seguindo a lógica de que acontecimentos específicos fomentam essas habilidades, trazer dentro de um ambiente controlado e com a devida orientação situações cotidianas é a melhor resposta para como desenvolver soft skills no ambiente escolar.
Exemplos de soft skills que devem ser desenvolvidas em crianças e adolescentes
1 – Empatia
O conceito de empatia é difuso para a maioria das pessoas. Uma definição muito comum em torno do termo é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Porém é possível se aprofundar nesse significado, já que de forma prática é utópico ter a mesma perspectiva do próximo sobre as situações cotidianas. Na prática, ser empático significa compreender a perspectiva do outro e estar pronto para ajudá-lo da forma mais respeitosa possível.
O exercício da empatia é transformador em todos sentidos, pois além de impactar positivamente a vida do praticante, que será capaz de construir relacionamentos verdadeiros e prósperos, ainda gera um bem direto para a sociedade como um todo.
Dentro do ambiente escolar, a empatia é importante em todas as interações entre os alunos e com o professor. É por meio da empatia que é possível ampliar a vida social, diferenciar o impacto – positivo ou negativo – de cada relacionamento construído e desenvolver autoconfiança, excluindo crenças limitantes.
2 – Controle emocional
O controle emocional consiste na capacidade de entender as suas emoções, expressá-las quando necessário e da forma mais útil e controlar os sentimentos em momentos de tensão. Alcançar esse nível de desenvolvimento é um desafio – e não apenas para as crianças e adolescentes.
Essa habilidade pode ser percebida em conflitos entre os alunos, onde opiniões divergem e ambos devem manter o respeito e racionalidade na argumentação.
O controle emocional permite uma tomada de decisão inteligente, independente da situação.
3 – Comunicação
A comunicação é um dos fatores mais importantes para o convívio em sociedade. Pessoas que dominam essa habilidade são capazes de transmitir ideias e experiências de forma clara, criando vínculos afetivos valorosos em todos os âmbitos da vida.
Inclusive, a comunicação direcionada para o público já foi tema de um artigo completo no blog. Clique aqui e confira.
Como desenvolver soft skills no ambiente escolar?
Majoritariamente, as soft skills se desenvolvem por meio de experiências reais. Dessa forma, a melhor maneira de desenvolver soft skills nas escolas é promovendo a interação dos alunos com vivências diferentes da sua. Isso significa, a interação entre os próprios alunos e também entre fontes externas de experiência, como uma exposição ou uma obra cinematográfica.
Ao conhecer uma obra, o aluno entra em contato com a vivência do autor e daqueles que inspiram a existência da arte.
Um bom exemplo disto é o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. O fotógrafo retrata em suas fotos realidades como a dos camponeses latino americanos (Outras Américas, 1986), a seca na região africana do Sahel (Sahel: o Homem em Agonia, 1986) e a pobreza na questão agrária no Brasil (Terra, 1997).
O contato com as obras de Sebastião é por si um exercício de empatia, onde as obras convidam o espectador a se colocar no lugar dos fotografados, e mesmo que por poucos segundos, a visão destes sobre o mundo.
Além do contato com a arte, atividades propostas pelos professores podem ajudar a desenvolver soft skills no ambiente escolar.
Debates, dinâmicas de trabalho em equipe e incentivo ao esporte são bons exemplos de como a matriz curricular influencia na mentalidade dos alunos dentro da unidade de ensino.
O professor é o principal agente do desenvolvimento dessas habilidades, sendo responsável não apenas por promover tais atividades, mas também acompanhar as mudanças individuais entres os alunos e compreender o perfil coletivo que deve ser a base na montagem das propostas de ensino.
Projetos que envolvam as soft skills são fundamentais na progressão do aluno ao longo dos anos de estudo, e posteriormente no mercado de trabalho, e também para a instituição de ensino. Colégios que desenvolvem as principais competências das suas turmas são reconhecidos como referência não apenas na formação de alunos, mas também de cidadãos.
Essas são algumas sugestões de metodologias para esse desenvolvimento, mas nada como a criatividade do conselho pedagógico em conjunto para pensar em formas para desenvolver essas habilidades, hoje, tão exigidas nos ambientes de trabalho.
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