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Marketing Digital para escolas: Tudo o que você precisa saber
- 12/04/2021
- Category: Conteúdo Exclusivo Marketing na escola

Atrair alunos é um grande desafio. Além de ter uma equipe didática competente e comprometida em oferecer o melhor, um bom Plano de Ensino, professores capacitados e uma estrutura adequada para atender a todas as necessidades, um Colégio precisa ser atrativo para os seus futuros alunos e famílias.
E a utilização do Marketing Digital é excelente para favorecer essa atração.
Para dinamizar o marketing do seu Colégio, é necessário agir de forma estratégica, entendendo quais são os principais canais de comunicação e, principalmente, para quem você está falando.
Quer conhecer alguns conceitos que podem ser aplicados a partir de hoje na divulgação da sua instituição de ensino? Então continue conosco na leitura.
Primeiro de tudo: você precisa conhecer as suas ferramentas
Antes de começar qualquer aula, o que os alunos devem fazer?
Separar os livros e cadernos, canetas e outros materiais que possam ser utilizados.
A estratégia de divulgação digital da sua Escola começa da mesma forma: catalogando as ferramentas de que você dispõe para serem utilizadas.
Selecione quais são os seus recursos, incluindo computadores com softwares para tratamento de imagem e composição de texto, equipamentos fotográficos, aparelhos com conexão à internet, equipamentos de luz e, principalmente, pessoas com conhecimentos sobre marketing digital.
A partir dessa categorização inicial, é possível implementar metas que podem ser atingidas de forma realista, tanto para a produção de conteúdo em si quanto para atingir os resultados esperados. Ficou complicado? Vamos por partes.
Um Colégio que tem profissionais especializados em marketing, equipamentos fotográficos de alta qualidade e acesso a softwares modernos para a produção de conteúdo possui as ferramentas para agir em diferentes plataformas. A partir desses elementos, é possível produzir conteúdo para ser divulgado em diversas redes sociais de forma coesa e constante, além de promover ações presenciais.
Por outro lado, um Colégio sem as mesmas ferramentas, com profissionais ainda iniciantes ou que dividam funções entre a divulgação do colégio e o atendimento de alunos, por exemplo, deve focar os seus recursos em frentes menores, como um número menor de publicações e uso de redes sociais específicas.
É importante ressaltar que não é necessário ter muitos recursos para iniciar esse processo: apenas um celular, ferramentas inicialmente gratuitas e um comunicador que entenda de marketing digital já é o suficiente para começar de modo profissional. O importante é que a equipe de comunicação e a direção da instituição de ensino estejam alinhadas e abracem a causa de usar os meios digitais para fortalecer a divulgação nos meios online.
Hora de planejar
Com os recursos devidamente compreendidos e os pés no chão para uma estratégia que seja aplicável na prática, chegou o momento de planejar como será a sua comunicação com o público.
A comunicação é essencialmente formada pela transmissão e compreensão de informações. Para garantir que aquilo que você está dizendo está de fato sendo compreendido, é essencial entender para quem você está transmitindo a mensagem. Esse é o seu público alvo.
As escolas têm dois públicos-alvos principais: os alunos e os pais. E cada tipo de público deve receber uma comunicação específica. A melhor forma de encontrar a linguagem certa a ser aplicada em cada comunicação com cada um desses públicos é a estratégia de persona.
A Persona para o marketing nas escolas
A persona é a construção do seu cliente ideal, ou seja, aquele que melhor representa o interesse da média. Vamos exemplificar os dois públicos para um colégio de alto padrão.
Alunos: Gabriela, 16 anos, estuda para o Vestibular de Medicina, apaixonada por séries e usuária assídua do Instagram.
Pais: Paulo, 45 anos, empresário no setor têxtil, preocupado com o futuro dos filhos, costuma utilizar a internet para ler artigos e acessar o Facebook
Características da persona variam conforme o que é oferecido por você. Em um colégio popular, por exemplo, a ocupação profissional e os interesses provavelmente serão outros.
É a persona que vai guiar o seu planejamento, construir um relacionamento proveitoso (para ambos os lados). Ela é o objetivo de qualquer divulgação digital.
Se precisar de ajuda para construir sua persona, recomendamos o seguinte artigo: O que é persona e 5 passos essenciais para criar a sua.
Onde divulgar o seu colégio?
As redes sociais são o principal canal de acesso à informação dos brasileiros. Segundo o relatório Digital In 2019, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, 66% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Mais importante do que isso, 89% dos entrevistados usam as redes sociais para buscar por um produto ou serviço.
O seu site é importantíssimo e deve estar sempre atualizado. Se possível, melhore sua usabilidade, ou seja, a facilidade de o usuário localizar as informações importantes na sua página. Porém, é alta a chance de que, ao procurar pelo que sua instituição de ensino oferece, o possível cliente seja direcionado para uma de suas redes sociais. Atualmente, as redes sociais são a melhor vitrine para o mundo virtual e o lugar onde divulgar seu colégio encontra o melhor custo-benefício.
Cada rede social conta com algumas peculiaridades únicas no seu funcionamento, e alguns segredos vão fazer toda a diferença para maximizar seu uso. Confira um resumo sobre três das principais plataformas que podem ser utilizadas na estratégia de marketing digital para escolas.:
Instagram: Com mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias, a plataforma tem como principal característica sua formação majoritariamente por imagens e vídeos. Sabe aquela ideia de vitrine digital? O Instagram é o melhor exemplo disto: nele uma imagem vale mais que mil palavras, e é difícil encontrar alguma empresa que ainda não utilize a rede social para divulgar os seus produtos e serviços.
71% dos usuários do Instagram têm menos de 35 anos. Por isso, esse é o canal certo para se comunicar com seus alunos e promover engajamento com a instituição. Os conteúdos podem ser publicados em diferentes formatos dentro da plataforma: publicações no feed, vídeos curtos para stories e Reels e vídeos longos no IGTV.
Ideias para conteúdo: fotos do dia a dia do seu Colégio, conteúdos auxiliares para os alunos se prepararem para as aulas, divulgação do período de matrículas para novos alunos, fotos de alunos aprovados nos vestibulares, stories de atividades e vídeos explicativos sobre o funcionamento do colégio.
Facebook: A maior rede social do mundo, acessada por 60,6% dos usuários da internet mundial, o Facebook traz ferramentas diversificadas para a venda virtual e divulgação de serviços. A possibilidade de publicação no feed (imagem e texto são igualmente importantes), criação de páginas específicas para a sua empresa, patrocínio de anúncios pagos e divulgação de produtos no próprio marketplace da plataforma abrem um extenso leque de alternativas para a divulgação do colégio.
Diferentemente do Instagram, públicos mais velhos acessam o Facebook: 21% dos usuários, por exemplo, estão na faixa etária entre 35 e 49 anos. Dessa forma, os pais estão mais presentes no Facebook do que no Instagram, e a sua comunicação deve abranger esse público, que é o tomador de decisão da matrícula ou não no Colégio, mesmo que diretamente influenciado pelos seus filhos.
Ideias de conteúdo: publicações sobre a história da instituição de ensino, divulgação do quem vem sendo realizado, republicação de conteúdos do Instagram, venda de materiais personalizados no Marketplace.
Linkedin: Para divulgar seu Colégio para o mercado como um todo, valorizando a instituição e favorecendo parcerias, o Linkedin é o lugar certo. Essa rede social é inclinada para as relações de trabalho (empresa – empresa e empresa – cliente / funcionário)
Com cerca de 9 bilhões de impressões por semana, a melhor forma de evidenciar sua Escola dentro da plataforma é se colocando como referência no segmento. Esse posicionamento exige a produção de conteúdo útil, com valor para a audiência da rede social. O formato predominante no Linkedin é o textual, especificamente a escrita baseada em copywriting.
Além de uma plataforma para a divulgação do seu Colégio e posicionamento dentro do segmento, o Linkedin é uma central de talentos. Com sua instituição sendo notada dentro da plataforma, ao abrir vagas para as mais diferentes funções – atividade que popularizou o Linkedin – os melhores profissionais vão buscar sua instituição de ensino
Ideias de conteúdo: textos sobre pedagogia, oportunidades de emprego, declarações institucionais da empresa, aviso para colaboradores e vídeos divulgando os atributos positivos do seu Colégio.
Um bom ponto de partida no marketing para colégios, né?
Separamos alguns outros conteúdos que podem ser úteis na divulgação virtual:
Marketing no Instagram – Guia para iniciantes (Rock Content)
7 passos de uma boa estratégia de divulgação no Facebook (SproutSocial)
15 ferramentas de marketing digital para empreendedores (Endeavor)