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A importância do suporte familiar no aprendizado das crianças
- 20/05/2021
- Category: Competências escolares Conteúdo Exclusivo Educação Infantil Marketing na escola

O desenvolvimento da criança e sua aprendizagem como aluno estão intrinsecamente ligados, sendo necessária uma relação entre família e escola que esteja em equilíbrio, onde cada um assuma o seu papel com o devido auxílio ao longo da jornada.
Para os gestores escolares e pedagogos, o grande desafio é promover a interação familiar dentro do ambiente escolar, respeitando as individualidades da família e garantindo o acolhimento de todos. Algumas informações podem fazer toda a diferença na relação entre a família e a escola. Confira.
Qual o papel da família na aprendizagem do aluno?
Existe uma grande confusão do real papel da família durante a aprendizagem do aluno. O professor Mario Sérgio Cortella define que a educação é de responsabilidade majoritária da família, com as instituições públicas em um segundo plano. As escolas possuem a função de escolarizar, ou seja, promover o processo de aprendizagem e obtenção dos conhecimentos na construção de saber, sendo parte fundamental da educação, mas não a sua totalidade.
Com os papéis definidos, torna-se mais simples a integração entre esses dois pilares fundamentais. A família é o primeiro parâmetro para o comportamento de uma criança. É a partir do núcleo familiar que a criança começa a compreender o funcionamento da sociedade.
O trabalho de relações afetivas e cognitivas ao longo de toda a infância que precede o período de escolarização é importantíssimo. Segundo a psicóloga Yvana Fávero, o caráter é formado majoritariamente na primeira infância. E o psicólogo Ivan Roberto complementa que: “os filhos precisam de pais presentes, que proporcionem a vivência da afetividade. É por meio das experiências vividas com seus pais que as crianças vão estruturar as relações com que elas viverão em sociedade”.
Num momento posterior, já na fase da escolarização, o papel da família é expandido. A integração entre os pais e a escola surge de uma necessidade da instituição trabalhar o desenvolvimento dos alunos individualmente e do desejo dos pais de estarem presentes em uma fase tão importante para os seus filhos.
O núcleo familiar presente no desenvolvimento da criança é razão incentivadora para a continuidade dos estudos em casa. O acompanhamento adequado das atividades e o conhecimento dos resultados das avaliações possibilita direcionar o aluno para a correção das suas dificuldades letivas.
Um bom exemplo é fortalecer o hábito da leitura, essencial ao longo da vida acadêmica. O Inaf (Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional) registra que as mães são apontadas como as maiores influenciadoras no gosto pela leitura, correspondendo a 41% dos entrevistados.
Lacunas na construção do hábito de leitura são extremamente prejudiciais no desenvolvimento do aluno, influenciando na interpretação de textos e no entendimento da língua. A dificuldade em ler e interpretar é uma das mais relatadas pelos vestibulandos nos períodos próximos aos processos seletivos das faculdades. Professores afirmam que a dificuldade em interpretar textos prejudica a resolução de questões de todas as disciplinas.
A disposição da família em colaborar com a escola durante toda a jornada do aluno é essencial. Pequenas atitudes fazem toda a diferença na forma como a criança se relaciona com os seus colegas, tarefas e desafios.
Quais são os obstáculos em promover uma boa relação entre família e escola?
Na prática, a integração entre a família e a escola não é uma tarefa fácil. Por mais que exista a vontade dos pais de participarem da vida do aluno, nem sempre é possível que isso aconteça.
O maior motivo que dificulta essa tarefa é a falta de tempo. Muitas vezes, grande parte do tempo dos pais é absorvida pelo trabalho e outras atividades. Especialmente nos dias atuais, em que as jornadas de trabalho não acabam ao sair da empresa, a tarefa de organizar um tempo para os filhos é complicada.
No contexto do ensino a distância, o mesmo problema da falta de tempo é registrado, porém de forma um pouco diferente. Grande parte dos professores e alunos ainda estão se acostumando com a tecnologia, e será necessário um bom planejamento para adicionar a família nessa equação.
É fundamental que a instituição de ensino seja proativa em relação à família, estimulando a presença dos pais. Se a organização do tempo é o grande desafio, a equipe da escola deve consultar as famílias, verificar os melhores horários para atividades integrativas e realizar um bom planejamento antes da sua execução.
Três ideias para integrar a família e sua instituição de ensino
1 – Apresente o Plano Pedagógico
Logo no início do ano letivo, é importante apresentar o Projeto Político Pedagógico para as famílias dos alunos. A partir da comunicação daquilo que será ensinado ao longo do ano, é possível tirar dúvidas e alinhar as expectativas em relação ao desempenho dos alunos.
A apresentação dos professores também é uma ótima iniciativa para esse momento. Dessa forma, ocorre o estabelecimento de um diálogo entre o agente de ensino e o responsável pelo aluno, algo que será útil durante toda a jornada de aprendizagem.
2 – Invista em uma boa comunicação com os familiares dos alunos
Vivemos no tempo do excesso de informações. Você mesmo já deve ter esquecido de alguns compromissos ou tarefas, por tê-las deixado para “depois”. Algo parecido ocorre com a comunicação de muitas escolas em relação aos pais. Com informações transmitidas da forma errada ou por um canal de comunicação inadequado, é comum que pais sequer estejam cientes do que acontece na escola.
Investir em uma boa comunicação passa diretamente por entender qual é o perfil das famílias dos alunos e qual a melhor forma de estabelecer esse diálogo entre as partes. Além de reuniões periódicas para tratar de assuntos que envolvem os alunos e a escola, a comunicação deve se estender para eventos, novidades e conteúdos úteis para os pais.
As redes sociais são ferramentas poderosas na criação desse diálogo. Preparamos um texto completo sobre o tema. Clique aqui e confira.
3 – Promova atividades extracurriculares
As atividades extracurriculares são incríveis para os alunos, contribuindo para o desempenho dentro da sala de aula, desenvolvendo as habilidades relacionais e afetivas, despertando a curiosidade e criando um ambiente agradável e de motivação. Os benefícios também se estendem à relação entre família e escola.
A participação dos pais nas atividades extracurriculares é a oportunidade perfeita para que eles conheçam como é a dinâmica escolar. Atividades esportivas e lúdicas, como campeonatos, feiras de ciência e show de talentos, constroem relações de afeto e respeito entre todos os envolvidos.
No contexto de ensino a distância, a realização desse tipo de atividade ficou um pouco mais complicada. Em vez dos eventos presenciais, existem opções de jogos online, ligações em grupo e até “salas de cinema” coletivas em aplicativos de compartilhamento de tela.
Fontes:
WPensar – A importância da relação entre família e escola para o desenvolvimento dos alunos – https://bit.ly/2R6LdZa
Terra – Falta de alunos leitores está relacionada a crianças que não são estimuladas quando pequenas – https://bit.ly/3vTb85c
Escola de inteligência – Atividades extracurriculares na escola: 7 benefícios – https://bit.ly/3tCnU6F
Conteúdo jurídico – A importância da interação da família e escola – artigo por Benigno Nuñez Novo – https://bit.ly/2Qcee4X