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Como engajar os alunos nas aulas a distância?
- 24/11/2020
- Category: Competências escolares Conteúdo Exclusivo

Substituir a lousa e o giz por um aplicativo de comunicação virtual é um enorme desafio para todos os professores. As aulas EAD mudaram completamente o jeito de ensinar e, para as instituições de ensino, é fundamental se adaptar.
A principal característica do ensino EAD é a autonomia do aluno e, nesse cenário, o professor é o responsável por promover a participação ativa no aprendizado dos conteúdos.
Confira a seguir algumas metodologias que aumentam o engajamento nas aulas a distância, promovendo a participação do aluno.
A saúde mental dos professores na pandemia
A pandemia do coronavírus trouxe novos desafios para a sociedade como um todo. Setores como a educação estão passando por mudanças profundas em toda a sua estrutura de funcionamento.
A prestação de serviços dos grupos educacionais mudou na mesma medida em que as demandas dos alunos por facilidade de acesso e, mais recentemente, do governo quanto às questões de saúde.
Porém, quando falamos em mudanças tão profundas na rotina de milhares de profissionais e estudantes, é fundamental analisar a questão com um olhar humano, afinal são as pessoas que constroem todo esse sistema de ensino.
Em meio a essa mudança radical, a saúde mental de 72% dos educadores foi afetada. De acordo com o levantamento divulgado pela CNN, os distúrbios mais relatados pelos professores, assistentes e coordenadores pedagógicos são ansiedade, estresse e depressão.
Por isso, na aplicação de novas metodologias para promover o engajamento dos alunos, partindo da coordenação de ensino ou do próprio professor, é fundamental que a saúde mental seja considerada.
Profissionais que estão sofrendo com os distúrbios citados são incapazes de render o que é esperado. Tão importante quanto desenvolver estratégias de ensino inteligentes é garantir o bem-estar do responsável por pensar nessas estratégias e colocá-las em prática.
A melhor maneira de promover o bem-estar dentro do ambiente escolar é com a valorização dos profissionais, especialmente no período em que os alunos estão distantes e os resultados do trabalho pedagógico se fragmentam no virtual.
Utilizando como base a psicanálise lacaniana, a nossa autoestima é construída diretamente pela percepção do olhar do outro.
Campanhas que valorizem cada um dos profissionais, independente do seu cargo dentro da instituição de ensino, são ótimas para melhorar a moral da equipe. Depoimentos dos alunos, confraternizações on-line, bonificações e mensagens personalizadas são apenas algumas maneiras de implementar essa estratégia.
Como engajar os alunos nas aulas EAD?
A competição com o smartphone, a televisão e até mesmo com uma nova série da Netflix muitas vezes é desleal para com o professor, especialmente para os pouco acostumados com o modelo de ensino remoto.
Nas aulas EAD, é fundamental que o aluno seja um participante ativo da construção de conhecimento, mesmo que de forma remota.
De forma prática, isso significa que a interação entre o professor e os alunos é indispensável para o engajamento da turma.
Como cada aluno é um indivíduo com experiências únicas e particularidades no seu jeito de aprender, essa interação deve respeitar as características de cada um e da turma.
Muitos alunos não se sentem confortáveis ao falar em público, e isso pode inclusive se agravar nas aulas EAD. Porém, existem outras maneiras de promover essa interação.
A elaboração de um conteúdo atualizado, em sintonia com as exigências do futuro pedagógico e profissional do aluno, é essencial para a construção de aulas interessantes e capazes de capturar a atenção da classe.
Novidades e discussões que se enquadram nas diretrizes de ensino são formas de trazer o conteúdo para a realidade do aluno, aproximando a escola e a comunidade como um todo.
Atividades em grupo são ótimas alternativas para promover a interação entre os alunos e o professor, e podem ser realizadas de forma remota, desde que previamente planejadas e organizadas.
Em um grupo de amigos, o aluno se sente mais confiante e seguro para expressar suas ideias. Inclusive os motivos que levam à insegurança de falar em público já foram tema de um artigo completo aqui no Blog: clique aqui e conheça ferramentas pedagógicas para lidar com esse problema.
Aproveitar os recursos digitais também é ótimo para engajar os alunos nas aulas. As plataformas de aulas EAD trazem recursos que agregam no aprendizado do aluno e na participação da turma como um todo.
Uma funcionalidade simples como o compartilhamento de tela permite que o professor transmita conteúdos de forma rápida e simples para toda a sala de aula virtual. O mesmo pode ser feito pelos alunos, tudo conforme a dinâmica estabelecida durante a aula.
Incluir elementos competitivos nas atividades de EAD é uma forma de animar a participação dos alunos, desde que tudo esteja dentro do espírito esportivo.
Olimpíadas de conhecimento, por exemplo, motivam os alunos a revisarem a matéria do semestre, por meio de uma competição simples e que pode ser realizada 100% on-line.
A empatia é fundamental na educação
O EAD diminuiu a distância entre a vida pessoal dos alunos e professores e a rotina escolar. Com isso, uma competência que já era fundamental para os profissionais da área tornou-se ainda mais importante: a empatia
Definida como a capacidade de se identificar com outra pessoa, compreendendo o que ela sente, pensa e fala, a empatia deve ser um dos valores das instituições de ensino, envolvendo todo o corpo pedagógico e os alunos.
Durante as aulas, o exercício da empatia faz com que o professor se coloque no lugar do aluno e entenda as suas necessidades e dificuldades. Possíveis problemas de conexão, por exemplo, fogem do controle do aluno e devem ser compreendidos pelo corpo pedagógico.
A busca pela empatia deve estar presente em todo o planejamento das aulas, por meio da introdução de atividades que sejam inclusivas, recuperam alunos e promovam a construção de um espírito coletivo.
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