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A importância do primeiro dia de aula na educação infantil
- 29/12/2020
- Category: Dicas para professores

O primeiro dia de aula é muito importante na educação infantil, uma vez que significa o primeiro passo em uma nova fase do aprendizado. É a partir deste dia que o mundo da criança é ampliado e transformado com as experiências vividas no ambiente escolar. É nessa hora que o mundo da criança cresce: deixa de ser apenas o círculo familiar e passa a ter o convívio com os professores, colegas e outras famílias.
As instituições de ensino devem estar preparadas para agir nesse momento, com a orientação correta para os seus professores e funcionários. É um momento de mudanças para o aluno, essencialmente um dia de novidades, no qual o aluno estará vivenciando um momento completamente novo na sua vida, seja no primeiro contato com uma escola nova, seja na mudança de um ano letivo para o outro.
O primeiro dia de aula é um rito de passagem que, Assim como qualquer outra novidade, especialmente para as crianças, pode trazer a insegurança como companheira. Trata-se de uma mudança, que por trazer inúmeros aspectos do desconhecido, usualmente, torna-se um momento de tensão e nervosismo para uma parte das crianças.
Diante desse momento marcante, cada aluno costuma reagir de um jeito. Nessa fase inicial são comuns os choros na chegada à escola, discussões com colegas, resistência às atividades e brincadeiras propostos pelo professor e até mesmo uma total indiferença quanto às aulas. Para atenuar esse comportamento, há diversas ferramentas, como por exemplo a adaptação (que abordaremos melhor mais adiante no artigo).Para evitar esses problemas e diminuir os seus efeitos no processo de aprendizagem e socialização é essencial cuidar de alguns fatores. Confira pontos importantes que você precisa saber sobre o primeiro dia de aula na educação infantil neste artigo.
Faça com que os responsáveis se integrem ao ambiente escolar
Os responsáveis são as figuras de confiança da criança e é fundamental a sua participação no início desse novo ciclo, especialmente no primeiro dia de aula. Se possível, uma conversa prévia com os responsáveis é uma ótima ação para ajudar na preparação da criança. Oriente para que não exista uma criação exacerbada de expectativas, sejam essas positivas ou negativas.
É importante lembrar, que a expectativa não é exclusiva dos alunos. Recepcionar os responsáveis e apresentar as salas de aula e espaços dentro da escola é uma ótima maneira de melhorar a relação entre os pais e a instituição de ensino. Essas condutas alinham as expectativas de todas as partes envolvidas, são feitos questionamentos importantes sobre os processos educacionais e rotinas da escola além de uma definição de responsabilidades/; o que é tarefa da criança, da escola e da família.
Outro ponto importante é que os responsáveis devem estar informados quanto ao plano de estudo aplicado no ano letivo, especialmente sobre como serão as primeiras semanas de aula. Ao estabelecer com clareza para os pais qual é o método de ensino adotado na escola, uma relação de confiança e companheirismo passa a pautar todo o acompanhamento da criança. Os pais acabam se tornando aliados e o desenvolvimento do aluno só ganha com essa relação.
Nos primeiros dias, a presença de um dos responsáveis na escola é indicada, pois além do aluno se sentir mais seguro, pequenos problemas causados pelo desconhecimento dos professores quanto às peculiaridades das crianças podem ser evitados. E ainda, é possível transmitir aos pequenos a sensação de segurança, por meio da presença de alguém conhecido. Ajuda na transição e mostra a criança que ela não perdeu o círculo que ela tinha, apenas ampliou o convívio – e que voltará para casa no fim do dia.
Planeje atividades lúdicas
Uma primeira experiência positiva no ambiente escolar é função da equipe responsável pela gestão. O planejamento de atividades lúdicas, além de facilitar a interação entre os alunos nos primeiros dias de adaptação, ajuda os professores a conhecerem mais sobre cada uma das crianças.
Como dito, a presença dos responsáveis é comum e indicada nos primeiros dias de aula. Com isso, as atividades lúdicas planejadas pela equipe de gestão escolar podem incluir as famílias. Lembre-se que, por ser um período de adaptação, é comum que alguns pais acabem se atrasando. Horários flexíveis podem ajudar a evitar problemas.
O principal objetivo das atividades lúdicas é iniciar o diálogo, desenvolver habilidade de socialização e atividades em equipe, que essencialmente envolve a comunicação entre os alunos e o professor. Porém, é necessário respeitar o tempo de cada aluno e do seu responsável – caso presente, para estimular a interação de forma saudável e natural.
Para encontrar o equilíbrio entre estimulo do diálogo e entendimento do tempo de cada um, uma ótima alternativa é apostar em dinâmicas que envolvam todos os presentes na sala de aula, como uma música divertida para fazer todos se movimentarem ou uma rodada de apresentações criativas.
Entenda a individualidade de cada aluno
Enxergar o aluno como um indivíduo é parte essencial da sua inclusão nas aulas. Como já citado, esse processo se inicia no estabelecimento da dinâmica de comunicação nos primeiros dias de aula. Alunos naturalmente introvertidos, podem se sentir inseguros para participar ativamente de dinâmicas ou até mesmo interagir com os colegas de classe. Em casos um pouco mais complexos, essa timidez pode levar inclusive a uma resistência às atividades propostas. Para superar essa dificuldade, o segredo é agir com calma pensar sempre no bem-estar do aluno e da classe como um todo. Dividir um local na maior parte do dia com pessoas desconhecidas é um desafio, especialmente para as crianças. Por isso o diálogo e a paciência são fundamentais para o professor conquistar a confiança da classe e desenvolver um trabalho que respeite todo tipo de individualidade, dentro do tempo adequado.
A compreensão da individualidade de cada aluno não deve se limitar apenas às aulas, mas também em todo o acompanhamento e suporte para o desenvolvimento pedagógico durante o ano letivo.
Ao disponibilizar diferentes canais de contato para os pais, como e-mail, chat on-line e telefone, a instituição de ensino ameniza as dúvidas e inseguranças, especialmente no começo das aulas da forma mais acessível possível. É importante que a equipe de atendimento da escola esteja alinhada com a coordenação pedagógica, por dentro de todo o calendário escolar.
Trabalhe lado a lado com o aluno
O papel do educador não se restringe à transmissão de conhecimentos para os alunos, mas também dos valores que são fundamentais na formação dos futuros cidadãos. Com tamanha responsabilidade, algumas ações são essenciais.
A atitude acolhedora do professor no primeiro dia de aula é marcante e peça fundamental para a aproximação da criança com o ambiente escolar, transmitindo a necessária segurança para que o aluno se sinta confiante o suficiente para desenvolver todas as atividades propostas. Esse primeiro contato pode tornar mais suave as transições que essa pessoa vivenciará pelo resto da vida: ao ser bem conduzida, a tendência é de não causar traumas e de tirar o peso de processos de mudança. O aluno cresce mais seguro e menos relutante a enfrentar desafios e desbravar situações que não conhece devido às boas experiências vividas na infância.. Mesmo nos casos de timidez, a atitude acolhedora deve existir, respeitando os limites impostos pela criança, e aos poucos demonstrando as possibilidades para que a criança – por decisão dela – transpasse sozinha essa barreira, seguindo o caminho apontado pela equipe pedagógica.
O apoio de uma figura de autoridade, no caso o professor, estimula a autonomia dos alunos fora do núcleo familiar, qualidade necessária para a continuidade da rotina escolar. A construção de uma figura acolhedora para a imagem do professor traz conforto para o aluno expressar todos os seus sentimentos, sejam em relação à escola ou questões que devem ser acompanhadas diretamente pela família.
Com o seguimento do ano letivo, é natural que os alunos se espelhem no professor como um modelo a ser seguido. Diante de tal responsabilidade, cabe ao pedagogo orientar os alunos na exploração dos seus interesses, trazendo brincadeiras e dinâmicas que unam o conteúdo letivo com as curiosidades da turma.
Como agente transformador, o professor é um guia para a organização dos alunos. Se o conteúdo deve estar alinhado com o plano de ensino estabelecido pela escola e a curiosidade apresentada pelas crianças, a forma da sua transmissão deve seguir as exigências da vida futura. É um cenário que exige constante observação e mensuração de resultados para avaliar se as estratégias estão atingindo o resultado esperado.
É importante estabelecer uma rotina organizada e com horários que definem o início e término das aulas, brincadeiras e intervalos para lanches. A rotina transmite segurança à criança, incentiva o aluno a se organizar, além de possibilitar a organização da turma como um organismo único.
No momento em que o aluno se sente seguro dentro do ambiente escolar, livre para expressar suas emoções, interessado pelo conteúdo das aulas e com autonomia para se organizar, o primeiro dia de aula na educação infantil se transforma no primeiro passo para uma jornada produtiva e transformadora. Um rito de passagem, uma transição que deixa de ser amedrontadora para ser divertida e um bom parâmetro para toda a vida desse aluno.