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Gamificação na escola: como os jogos podem ajudar no aprendizado
- 12/03/2021
- Category: Conteúdo Exclusivo Ferramentas

Os games fazem parte da nossa cultura. Se antes os jogos eletrônicos eram vistos como puro entretenimento, hoje eles trazem um valor enorme para a construção social do indivíduo e seu processo de aprendizagem.
A interatividade dos games traz consigo uma forte capacidade de engajamento. Não à toa, a gamificação é uma tendência nas principais empresas do mundo. 80% das 500 maiores empresas utilizam a mecânica dos jogos para gerar engajamento.
Dentro da sala de aula, os games também podem ser aproveitados, desde que com o direcionamento correto e um objetivo pedagógico bem definido na sua aplicação. Conheça mais sobre como os jogos podem ajudar no aprendizado e o papel da gamificação na escola.
Como os jogos podem ajudar no aprendizado?
As experiências com games dentro das escolas ainda é recente, assim como a popularização e democratização da tecnologia que permite a sua aplicação nos mais diversos ambientes. Porém, segundo pesquisadores e estudiosos da educação, essas experiências já trazem resultados impressionantes.
O pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Games For Change, uma organização não governamental internacional que dedica sua atuação à utilização de jogos eletrônicos para o desenvolvimento social, Gilson Schwartz, indica que a gamificação é tendência na educação de ponta ao redor do mundo.
O pesquisador traz duas principais visões para embasar a implementação dos jogos na metodologia de ensino.
A primeira visão contempla a competitividade estimulada pelos jogos, que, além de desenvolver essencialmente as habilidades não cognitivas do aluno, como o controle de expectativas e resiliência, ainda promove a busca autônoma pelo aprendizado. Ao ser confrontado em uma competição, desafio que demanda determinadas habilidades para ser vencido, o aluno eleva o seu rendimento e se mantém motivado em direção a um objetivo comum.
A segunda visão defende que os games servem como esfera lúdica de aprendizado, propondo uma experiência para que o aluno assimile determinado conteúdo.
Ao contrário do senso comum, a gamificação não se resume ao ato de jogar, pois os elementos dos jogos podem ser aplicados em aulas tradicionais. Praticamente todo professor, mesmo que de forma inconsciente, já trouxe elementos da gamificação para dentro da sala de aula.
Recompensa (a famosa “estrelinha”) para o aluno que melhor se comportou durante a aula, dinâmicas de perguntas e respostas sobre a matéria, ou até mesmo premiações com diferentes categorias para a valorização do desempenho dos bons alunos são exemplos de elementos da gamificação.
Outro aspecto fundamental para o sucesso da gamificação é tornar-se um elemento presente no dia a dia dos alunos. Estima-se que 82% dos jovens e adultos joguem videogame. Especialmente entre os jovens, o ato de jogar vai além do entretenimento, chegando a compor um traço da sua personalidade.
Jogos como League of Legends e Minecraft estão inseridos na cultura pop e consequentemente promovem o interesse dos jovens por livros, vídeos e até mesmo peças de decoração e vestuário com esses temas.
Constituindo elemento que gera tanto interesse por parte dos alunos, a gamificação é uma estratégia inteligente para trazê-los para dentro da sala de aula, atacando diretamente um dos maiores problemas do déficit de aprendizado: o desinteresse.
Motivando os professores a implementar a gamificação em seu curso
A maior dificuldade na implementação da gamificação é a falta de afinidade dos professores com a tecnologia. Porém, esse elemento pode ser contornado, desde que exista um direcionamento da coordenação da escola em busca do encontro de semelhanças entre os elementos conhecidos pelo professor e aqueles que funcionam para engajar os alunos.
A citada adesão de elementos básicos, mas que trazem a essência do que é a gamificação, é um bom exemplo de como começar a implementar essa estratégia dentro do Plano de Ensino.
Medidas posteriores, a depender da estrutura da escola, podem trazer resultados ainda mais positivos quando utilizadas de forma estratégica pelos professores. O jogo Minecraft é o melhor exemplo disso.
Dicas de jogos e metodologias para melhorar o aprendizado dos alunos
Minecraft é um jogo de construção em mundo aberto, o que significa que o jogador tem total liberdade para construir estruturas dentro de um mundo com especificidades e desafios. Esse é um dos jogos mais populares do mundo, especialmente entre o público jovem, uma solução instantânea para aumentar o engajamento nas aulas.
Do ponto de vista pedagógico, o Minecraft estimula a criatividade dos alunos, sua inteligência espacial e o desenvolvimento de seus reflexos, além de uma série de habilidades não cognitivas provindas da experiência coletiva do ato de jogar.
Além do Minecraft, existem outros games que são desenvolvidos objetivamente com o viés educador. São os chamados jogos pedagógicos.
Com chancela da Unesco, o jogo Diário de Amanhã, lançado pelo Senac São Paulos e a associação Palas Athena, traz uma sequência de 12 missões, em que os jogadores devem desenvolver estratégias para impedir violações de direito.
Unindo interações virtuais e presenciais, o Diário de amanhã traz instruções para a aplicação da atividade em sala de aula, incluindo um vídeo sobre os direitos humanos.
O uso desses games na escola é especialmente eficiente junto ao público infantil, para o qual existem mais opções de jogos e uma facilidade maior em prender a atenção das crianças com uma clara meta pedagógica. Existem opções online e grátis que podem ser exploradas pelos professores sem custos para a instituição.
A gamificação na educação é uma ferramenta poderosa e que deve ser utilizada pelas escolas para garantir o interesse dos alunos e a absorção de conhecimentos teóricos e não cognitivos. Investir na sua implementação é investir em qualidade de ensino.
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