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Filmes para ensinar os tipos de discurso
- 09/02/2015
- Category: Notícias
O cinema permite trabalhar conteúdos curriculares importantes, como as diferenças entre o discurso direto e o indireto. “Luzes da Cidade”, de Charles Chaplin, se aplica bem a essa proposta
Objetivos claros, referências clássicas e produção textual
Para ensinar as diferenças entre os dois tipos de discurso, a professora Cristiane Horta desenvolveu uma sequência didática que utiliza o filme mudo Luzes da Cidade, de Charles Chaplin (1889-1977). A obra conta a história de um mendigo que se apaixona por uma florista cega. A atividade foi realizada com alunos de 3º ano da Escola de Educação Básica de Formação Humana da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, onde a docente lecionou até o fim do ano passado.
Inicialmente, ela apresentou à turma a biografia de Chaplin e algumas de suas ideias para que todos entendessem melhor quem era o artista e o contexto em que vivia. No entanto, ele não adiantou o enredo do filme nem o conteúdo a ser trabalhado. Em seguida, Cristiane comunicou que passaria o filme e orientou a turma a anotar partes do enredo que julgasse importantes. A obra foi exibida integralmente, em duas aulas.
Terminada a sessão, os alunos retomaram as anotações para recontar oralmente a história e enriquecer o debate. Com base nessa discussão, foi feita uma transposição dos relatos para um texto, escrito coletivamente, que misturou falas dos personagens a descrições de suas ações. Para que os estudantes percebessem as diferenças pontuais entre os dois tipos de discurso, eles produziram e discutiram duas versões da história – uma no discurso indireto e outra no direto. “Desse modo, com as minhas intervenções, eles identificaram as diferenças e peculiaridades de ambos”, conta a professora.
Enquanto os textos eram lidos, a professora chamava a atenção para os efeitos causados por eles – no direto, a reprodução das falas dos personagens retrata com mais fidelidade as reações deles, ao passo que no indireto as ações do enredo são contadas por um narrador. Feito isso, a turma foi dividida em pequenos grupos para reescrever duas vezes um trecho da história dado pela docente, cada um com um tipo de discurso. “Com os textos finalizados, iniciou-se outra fase importante da sequência, a reescrita e a revisão textuais, feitas inicialmente entre os alunos e depois com a minha orientação”, explica a professora Cristiane.
Dica do especialista
“É interessante complementar o trabalho apresentando os discursos direto e indireto nos diferentes gêneros. Na reportagem, por exemplo, as falas dos entrevistados são transformadas em discurso indireto pelo repórter. Já nas peças teatrais predomina o discurso direto.”
Claudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo e selecionador de Língua Portuguesa do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/filmes-ensinar-tipos-discurso-639049.shtml?