Blog
Garanta que as boas ideias dos professores circulem para a escola toda
- 18/10/2016
- Category: Notícias

No papel de coordenador pedagógico, uma das coisas que mais me chama a atenção é o quanto aprendemos com os professores. Por acompanhar várias turmas com propostas e projetos semelhantes, conseguimos ver bem como cada docente faz encaminhamentos e utiliza estratégias muito particulares. Várias vezes já pensei: “Que boa ideia!” ou “Como essa professora consegue ser tão acolhedora ao mesmo tempo que propicia a autonomia de cada criança?”.
Por acreditar que podemos sempre aprender uns com outros é que acho importantíssimo que esses saberes circulem entre os professores. Para que isso ocorra, algumas vezes, será preciso intencionalidade do coordenador pedagógico, já que na rotina da escola esse não é o foco dos educadores. Durante o meu período como coordenadora, elegi alguns conteúdos que considero merecerem ser compartilhados sempre. Veja o que aprendi observando cada um deles:
1) Organização do espaço
Como armários, brinquedos e materiais são disponibilizados para o uso dos pequenos faz toda a diferença na Educação Infantil. Certa vez, planejei uma ida até as salas de aula para observar as diferentes soluções dadas ao canto da leitura, ao faz de conta e até o uso dos murais. Se a escola for grande, dá para visitar as salas da própria instituição ou conhecer outras. Veja abaixo fotos de soluções que encontramos em outras escolas.
2) Gestão de sala
São inúmeras as situações, desde o próprio colega pedir para ensinar a canção que ouviu no parque até as filmagens que explicitam a gestão da turma. Dentro do eixo de movimento, por exemplo, muitas vezes pedi para algum professor ensinar alguma brincadeira que vi fazendo com a sua turma. Também vale levar o grupo no pátio e utilizar uns 15 minutos para vivenciar como se faz.
3) Junto às famílias
Apresentar a proposta pedagógica aos pais pode ser feito de várias maneiras. Observando alguns professores, pude conhecer propostas como simular um debate sobre autonomia e preparar uma atividade semelhante às enfrentadas pelas crianças, mas com desafio ajustado aos saberes dos adultos. Compartilhei imediatamente com o grupo ou anotei nos meus registros para, no momento certo, poder utilizar.
4) Relatórios das crianças
Escrever os relatórios de aprendizagem é um desafio grande e cansativo para os professores. Sendo assim, uma vez, reservei 20 minutos do horário de formação para que o grupo socializasse como se organiza para essa empreitada. Até dicas de melhor horário, revisão por um familiar e como consultar as produções das crianças foram bem-vindas. Depois desse encontro, duas professoras comentaram como ficou mais fácil se organizar utilizando a sugestão de metas diárias dada por uma colega.
Por último, um lembrete: todos são bons em alguma coisa e cabe à equipe gestora valorizar essas características e contribuir para o estabelecimento de um grupo de aprendizagem colaborativa.
http://gestaoescolar.org.br/blogs/coordenadoras/2016/09/27/garanta-que-as-boas-ideias-dos-professores-circulem-para-a-escola-toda