Blog
Enem 2019: questões de história foram mais fáceis, mas erros podem derrubar nota, alertam professores
- 04/11/2019
- Category: Notícias

Por Ana Carolina Moreno, Patrícia Figueiredo e Rikardy Tooge, G1
Alexandre Antonello, ccoordenador pedagógico do Sistema de Ensino CPV, afirmou que, “somando tudo [provas de redação, ciências humanas e linguagens], faltou tempo, ou o mesmo ficou no limite, pela exigência das duas provas na parte de leitura e na cobrança dos assuntos”.
Prova de ciências humanas menos complexa
- História
Na opinião de Glauco Pinheiro, professor de história do COC, “se o candidato tivesse calma, olhando a questão, a resposta estava lá. 70% da prova [de história] estava assim. Não precisava de fato ter um conhecido pré-estabelecido para responder a essas questões”.
- Geografia
- Filosofia e sociologia
“Pudemos observar questões de diversos períodos históricos e de várias correntes do pensamento filosófico, com a presença de autores como Smith, Maquiavel, Bacon, Descartes, Foucault, Derrida, Santo Agostinho, Kant e Arendt.”
Linguagens manteve nível de dificuldade
“É marcante a maior quantidade de questões de entendimento de texto. Houve pouca cobrança de literatura e artes e pouca cobrança de gramática. Podemos perceber a cobrança de questões que envolveram crônica, publicidade, reportagem, poema e infográfico”, afirmou Perry.