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Como chegar a uma escola inovadora e criativa?
- 05/08/2015
- Category: Notícias
Quem dá a resposta é a doutora em Educação e diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan: “Com a adoção de uma gestão inovadora, para que a escola torne-se um espaço criativo onde as estratégicas corretas resultam na melhoria da qualidade de ensino”. Ela explica que para isso acontecer é preciso que os líderes integrem as suas competências básicas de gestão às demandas de um mundo voltado à tecnologia. A melhor forma, segundo Luciana, é voltar um novo olhar para a escola: “É enxergá-la de uma forma diferente, como um espaço que tem alunos que pensam e aprendem de outra forma, diferente das gerações anteriores, que são preparados para dar continuidade aos seus estudos e ingressar em um mercado de trabalho que também é outro e que exige deles muito mais coragem, criatividade, resiliência, para ter e perseguir seus sonhos”. Além de diretora do Instituto Crescer, é colaboradora da consultoria educacional EducaBrasil (www.educa-brasil.com), atuando na frente “Gestão Inovadora” do programa inaugural voltado à rede pública de ensino. Também é mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, redatora dos PCN em Ação e PCN + Conceitos Estruturantes para o MEC, idealizadora da Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras Apoiadas pelas Tecnologias Digitais e autora do guia Crescer em Rede, além de articulista da revista Profissão Mestre, blog da revista Exame e do Portal Educar para Crescer. Nesta entrevista, ela fala da educação no Brasil, comenta as dificuldades de os professores lidarem com as novas tecnologias e dá muitas sugestões interessantes de atividades, como essa: “Criar uma comunidade virtual em uma rede social pode ser um bom ponto de partida para estreitar a relação entre todos e garantir uma comunicação fluida e igualitária. Os líderes precisam ter criatividade e jogo de cintura para conseguir tirar proveito de seus equipamentos. Se a escola tiver um computador com acesso à internet, o gestor já pode desenvolver muitas atividades pedagógicas e melhorar diversos aspectos de sua gestão, como realizar planilhas de controle e planejamento para organizar-se melhor.”
O que é o EducaBrasil?
O projeto é uma iniciativa da Editora do Brasil, que em parceria com o Instituto Crescer visa contribuir com a formação de gestores escolares e suas equipes para que se apropriem de ferramentas e estratégias inovadoras que possam colaborar na gestão escolar e, como consequência, na melhoria da qualidade da educação. É uma consultoria educacional criada para ajudar os gestores a melhorarem o desempenho de suas funções no âmbito da gestão, atuando em três áreas: preparar os líderes para enfrentar os desafios da sociedade tecnológica; mostrar como inserir a inovação na escola; oferecer orientação para que seja criado um planejamento estratégico efetivo. A ação dá suporte aos líderes durante todo o processo e está estruturada por meio de encontros presenciais, reuniões on-line, e envio de materiais como textos e vídeos.
Quais são os maiores desafios dos gestores?
Os maiores desafios são conseguir ter um olhar sistêmico, o que envolve dar a mesma atenção para todas as dimensões que fazem parte do cotidiano escolar: pedagógica, administrativa, financeira, recursos humanos, pais & familiares e infraestrutura; e estabelecer um bom relacionamento com seus diferentes públicos: alunos, pais, professores, funcionários, comunidade e equipe da Secretaria de Educação. Cada um destes componentes têm um impacto direto na gestão, o que se reflete nas oportunidades de ensino e aprendizagem e na qualidade da educação ofertada.
Como melhorar o ensino com professores desmotivados e sem informação tecnológica para os novos tempos?
Sensibilizando este profissional sobre o impacto que as tecnologias digitais vêm promovendo na sociedade e, de uma forma não diferente na educação. Investindo na sua formação para que entendam este contexto, conheçam novas tecnologias e experimentem novas práticas de ensino que coloquem o aluno no centro do processo de aprendizagem e foquem no desenvolvimento de suas competências e habilidades para ser um sujeito crítico e participativo na sociedade do século XXI.
Que tipo de atividades podem ser desenvolvidas na escola para acompanhar a inovação tecnológica?
Pode-se constituir um grupo de estudos para refletir e colocar em prática, de forma continuada, novas práticas pedagógicas e de gestão que colaborem com a promoção de uma educação de qualidade. Este grupo de estudos pode ter como ponto de partida a avaliação de práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvida pelo Instituto Crescer e que está disponível on-line, de forma gratuita em educartec.org.br . Ao passar por esta avaliação, o grupo consegue dimensionar o quanto já conseguem inovar ao utilizar as tecnologias digitais e, a partir de então, podem construir um plano de ação que envolva a adoção de novas tecnologias nas diferentes frentes do dia a dia escolar.
Quando os alunos sabem mais do que os professores na área tecnológica, o que o educador deve fazer?
Trazer este aluno para junto de si e estimulá-lo a compartilhar seu conhecimento consigo e com os demais alunos. Muito do que aprendi sobre o uso dos computadores e da internet foi com meus alunos, a partir de desafios apresentados por eles e da coragem de dizer: “Não sei. Vamos tentar descobrir juntos?”.
Como conseguir oferecer uma melhor capacitação para os gestores?
Abrindo espaço para que troquem experiências com seus pares, presencialmente ou por meio de comunidades colaborativas on-line, conhecendo novos recursos e metodologias, muitos inclusive advindos de ferramentas de gestão que são utilizadas em empresas e adaptadas à realidade escolar e que tenham a oportunidade de aplicar, ainda durante a formação, as novas estratégias para que, com apoio dos especialistas, possam avaliar como foi a prática e aprimorar para incorporá-las efetivamente no seu dia a dia, levando em consideração a realidade e o contexto de cada profissional e de cada escola.
O que você quer dizer com um novo olhar para a escola?
É enxergá-la de uma forma diferente, que tem alunos que pensam e aprendem de outra forma, diferente das gerações anteriores, que são preparados para dar continuidade aos seus estudos e ingressar em um mercado de trabalho que também é outro e que exige deles muito mais coragem, criatividade, resiliência, para ter e perseguir seus sonhos.
Como motivar os professores para esse admirável mundo novo da tecnologia?
Mostrando a eles sua importância e seu fator motivacional para engajar os alunos em bons processos de aprendizagem. Desmistificá-la para que vejam que é possível fazer a diferença, com toda e qualquer tecnologia que a escola tem à disposição, inclusive com os recursos móveis dos próprios alunos, como celulares e tablets.
Há algumas práticas que os gestores podem implementar para melhorar o relacionamento com os professores?
Sim, criar uma comunidade virtual em uma rede social pode ser um bom ponto de partida para estreitar a relação entre todos e garantir uma comunicação fluida e igualitária. Uma comunidade por meio de um grupo fechado no WhatsApp, ou no Facebook, pode ser um bom exemplo.
Como você avalia a educação pública no Brasil?
Avalio que ainda é muito ruim, apesar de já ter metas muito bem definidas para avançar. Falta uma visão de longo prazo e planos de intervenção que ultrapassem a gestão de cada governo. No entanto, tenho expectativa de que, com a entrega dos planos municipais e estaduais de educação que ocorreu este mês, tenhamos mais subsídios para avançar. Os desafios são muitos, mas este já é um primeiro passo.
Qual a importância da formação continuada?
É preciso investir na formação continuada e olhar a escola com um novo olhar. Temos que entender que o aprendizado é integrado, e abrir as portas da instituição para que todos os seus agentes – pais, professores, alunos, funcionários e coordenadores – possam participar do processo de construção de novas perspectivas. Somente dessa forma será possível construir uma gestão inovadora, criativa e integrada com as necessidades da escola.
A realidade das escolas públicas é difícil. Como atuar?
A adequação à tecnologia também pode ser feita na realidade das escolas públicas que possuem poucos recursos. Os líderes precisam ter criatividade e jogo de cintura para conseguir tirar proveito de seus equipamentos. Se a escola tiver um computador com acesso à internet, o gestor já pode desenvolver muitas atividades pedagógicas e melhorar diversos aspectos de sua gestão, como realizar planilhas de controle e planejamento para organizar-se melhor.