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A equipe gestora deve acolher e ajudar o professor iniciante
- 24/11/2015
- Category: Notícias
Todos os anos, milhares de jovens entram pela primeira vez em uma sala de aula para lecionar. Eles chegam com disposição e vontade, mas carregam indagações e inseguranças e sabem que enfrentarão enormes desafios, envolvendo a realidade escolar e a relação com os estudantes, as famílias e a própria escola. Por sua vez, a instituição nem sempre assegura a integração e o aprimoramento do professor novato, segundo a pesquisadora Marli André. Na opinião dela, os gestores têm de investir mais na troca de experiências entre os iniciantes e os veteranos. Assim, todos saem ganhando, especialmente os alunos.
O que defne um professor iniciante?
MARLI ANDRÉ Não há consenso sobre isso. Muitos autores se baseiam no tempo de docência e defendem que os três primeiros anos são considerados os mais difíceis para quem está começando. Segundo eles, essa é a razão de existir um estágio probatório, descrito na literatura como os “anos de sobrevivência”, período em que o jovem tenta permanecer na profissão. Levando isso em conta, podemos dizer que o desafio do novato é se equilibrar entre deixar de ser aluno e começar a ser professor, aprendendo a ensinar.
Qual é o perfl dos iniciantes no Brasil?
MARLI Em geral, eles fazem parte das camadas menos favorecidas da população e optam pela docência influenciados pelos pais ou por algum parente, que é ou foi educador. São os primeiros membros da família a alcançar o Ensino Superior e julgam o Magistério uma opção segura, que sempre tem postos de trabalho disponíveis.
Quais as maiores frustrações de quem está no início de carreira?
MARLI Elas são muitas. A maior delas é não ter clareza da função social da escola e de si mesmo como educador. Esse profissional acha que precisa não só fazer os estudantes aprenderem mas também apoiá-los e ouvir e entender os problemas pessoais deles. Isso tudo ao mesmo tempo que, muitas vezes, os alunos não querem estar em sala, sobretudo os mais velhos. Ele acredita que precisa desempenhar muitos papéis e que não tem formação para tal. Reclama que assume a função de pai e psicólogo e diz que não tirou o diploma para ficar ouvindo a meninada. É professor e está na escola para ensinar. Outra frustração tem a ver com a pouca participação da família. Quem está começando espera muito dos pais das crianças e dos jovens. Quer que eles ajudem na lição de casa, verifiquem o que o filho está aprendendo e fica desapontado quando nota que isso não ocorre.
A quem o jovem docente costuma recorrer para pedir orientações?
MARLI Em geral, por iniciativa própria, ele busca apoio de um colega mais experiente da escola em que trabalha ou de outra instituição. A equipe gestora deve acolher e ajudar o professor iniciante. Mas isso não acontece nas redes de modo formal e com a frequência desejável.
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/entrevista-marli-andre-763401.shtml