Introdução
A reportagem Os Filhos do Crack fala sobre o crack, uma droga extremamente potente, cerca de cinco vezes mais do que a própria cocaína. Ela relata a história da luta de uma usária, mãe de um bebê de sete meses, contra a dependência. O texto suscita um debate sobre o que essas substâncias químicas provocam no organismo e quais riscos à saúde podem estar relacionados ao uso indiscriminado delas.
Comece a aula com a leitura de Os Filhos do Crack e, em seguida, de Nu, Cru e Sem Retoques, que traz detalhes da história de um agente literário que torrou 70 mil dólares em drogas em apenas três dias. Em seguida, converse com a turma sobre os variados tipos de drogas, quais são as lícitas e quais são as ilícitas. Aproveite, para isso, o plano de aula Desvendando as drogas.
Questione os estudantes sobre a ideia eles têm a respeito das seguintes drogas: cocaína, crack, maconha, opiácios, ecstasy e anfetaminas. Esclareça que o mais importante não é apenas saber que todas essas substâncias são drogas, mas, sim, o que cada uma pode causar no organismo humano.
Use como exemplo o crack. Conte à classe que atualmente vemos muitos folders, cartazes, outdoors e propagandas televisivas com o slogan “crack, nem pensar”. Ao mesmo tempo, no entanto, o consumo da droga no Brasil tem se espalhado de maneira incontrolável. As estatísticas apontam para mais de um milhão de usuários. Isso se deve ao fácil acesso a esta droga, às “cracolândias” e ao preço baixo. Questione a classe, então, sobre a eficiência das campanhas de prevenção ao consumo da droga.
Inclua no debate, também, a gravidade da dependência ao crack. Explique que, com algumas doses – às vezes, até no primeiro contato – o usuário pode tornar-se viciado. Deste modo, o crack vem se alastrando nas mais variadas camadas sociais como se fosse um rastilho de pólvora. Diga à turma que o dependente da droga, após algum tempo de uso, continua a consumi-la para fugir do desconforto da síndrome de abstinência – a depressão e a ansiedade, comuns a outras drogas estimulantes.
Como resultado do debate, faça no quadro uma tabela com as principais características do crack. Aproveite o modelo abaixo.
O que é? | Quais as reações? | O crack e o organismo | Por que é uma droga mais forte? | Consequências e dependências |
É uma mistura de cocaína em pó, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, o que resulta em grãos bem pequenos, que podem ser fumados. | Aumento na pressão arterial, tremor muscular e excitação acentuada, aceleração dos batimentos cardíacos, dilatação das pupilas, sensações de aparente bem-estar, suor intenso, etc. | O crack pode levar à morte. A grande concentração da droga no Sistema Nervoso Central (SNC) pode ocasionar lesões irreversíveis no cérebro. | O crack faz com que a dopamina, responsável pelas sensações de prazer no corpo, euforia e excitação, permaneça por um tempo maior. Em altas concentrações, pode provocar sintomas paranóicos. Para continuar com todas essas sensações, o usuário utiliza com maior frequência e em maior quantidade. | A detecção da ausência do crack no organismo vem a cada 15 minutos. Esta dependência incontrolável leva a depressão, ansiedade, comportamento violento, etc. |
Para concluir a aula, solicite que a turma se divida em grupos e realize uma pesquisa no formato da tabela acima. Cada grupo deve eleger uma droga alucinógena, uma estimulante e uma depressora e ir atrás das informações solicitadas.