Blog
Infográfico: games estarão mais presentes na educação nos próximos anos
- 06/04/2015
- Category: Notícias
Pesquisa NMC Horizon Report mostra que os games devem estar presentes na educação global nos próximos três anos. Entenda de que forma isso acontecerá
Durante muito tempo os jogos foram malvistos pelos pais e professores por serem consideradas formas de distração dos estudos, mas esse tipo de pensamento pode estar com os dias contados.
Divulgada no início do ano, a pesquisa NMC Horizon Report: 2014 Higher Education Edition, sobre as tendências tecnológicas para o Ensino Superior, apontou o uso mais frequente de games na educação como uma das mudanças previstas para os próximos três anos.
Os jogos são capazes de estimular características desejadas em futuros profissionais, como a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas inesperados. Mas, afinal, como incluí-los nas rotinas acadêmicas?
Segundo o estudo, os games já são usados em algumas instituições norte-americanas e devem ser aderidos por um número cada vez maior de universidades sob a forma de desafios de conhecimentos e simulações digitais que oferecerão recompensas aos alunos, tais como medalhas e rankings.
Na Montclair University School of Business, nos Estados Unidos, por exemplo, os estudantes simulam que são diretores de uma empresa e jogam com competidores do mercado global, desenvolvendo o raciocínio profissional. São situações como essa que aumentam o apelo educativo dos jogos.
O professor Dr. Stavros P. Xanthopoylos, vice-diretor do IDE/FGV e vice-presidente daAssociação Brasileira de Educação a Distância (ABED), afirma que os games já são usados no Brasil e, para darem certo, precisam atrair o interesse do estudante, o que não implica necessariamente em ter plataformas tridimensionais e afins. “É importante lembrar que o game nem sempre precisa ser em 3D. Ele precisa ser atrativo ao estudante, mas sem perder o foco, que é atingir o objetivo do aprendizado da melhor forma.”
Portanto, a pesquisa concluiu que nos próximos anos os games provavelmente perderão o aspecto de “problema” nas salas de aula e ganharão o status de ferramenta educacional. Você duvida?
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.