Blog
Diagnóstico inicial
- 11/02/2016
- Category: Notícias
Diagnóstico inicial é a forma de o professor verificar o que seus alunos já sabem. A ideia é que o educador levante o que a turma e o que cada um já conhece sobre o assunto que vai trabalhar, mesmo que os estudantes não tenham aprendido o conteúdo na escola. A sondagem pode ser feita por meio de provas, de conversas, daobservação dos alunos ou por outras formas planejadas por você. Verificando o que os alunos já sabem, o que não sabem, e o modo como elaboram suas respostas, você consegue fazer o planejamentomais adequado para ensinar o novo conteúdo.
Mas de que forma colocar a sondagem no planejamento? Como fazer com que os relatórios sobre os saberes de cada aluno sejam úteis no acompanhamento das aprendizagem? Essas e outras questões discutiremos aqui. E então, vamos trocar ideias sobre isso?
MEDIAÇÃO (25 de janeiro a 19 de fevereiro de 2016)
Yara Maria Miguel, formada em Pedagogia, na PUC-SP, com licenciatura na área de deficiência auditiva e especialização em Psicopedagogia, Construtivismo e Educação. É mestranda da PUC-SP no programa “Educação: Psicologia da Educação”. Há 35 anos dedica-se à Educação Básica, atuando como professora da rede pública de São Paulo e na Secretaria Municipal de Itapecerica da Serra (SP), onde atuou também como professora de Educação especial (surdez, visão subnormal, paralisia cerebral), Coordenadora Pedagógica e participante da equipe técnica da SME, além de professora em curso de Pedagogia. É assessora do MEC nos Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA e desde 2003 integra a equipe de formadoras que atua na SEE-SP – inicialmente com o Programa Letra e Vida/PROFA, e desde 2007 com o Programa Ler e Escrever.
http://rede.novaescolaclube.org.br/grupo/diagnostico-inicial
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.