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Saiba como transformar incorreções em oportunidades de ensino
- 06/04/2015
- Category: Notícias
Desde o início da vida escolar, os estudantes são condicionados a assimilar os erros como fracasso, em vez de enxergá-los como etapas necessárias para a consolidação do processo de aprendizado. Esse tipo de raciocínio, estimulado por provas de testes, por exemplo, pode se mostrar extremamente prejudicial para o estudante, em termos de autoestima e também na motivação.
Em alguns casos, os estudantes podem se sentir tão desencorajados que acabam perdendo a vontade de continuar progredindo quando encontram dificuldades, prejudicando seriamente seu desempenho em matérias cumulativas, como a Matemática. No entanto, é possível evitar que isso aconteça, apenas adotando uma nova abordagem em sala de aula. Para isso, confira 9 dicas que irão ajudá-lo a mudar a maneira como seus alunos enxergam os erros.
1- Mudança de perspectiva
No caso dos alunos mais velhos, que foram acostumados à visão negativa do erro, é preciso retrabalhar essa imagem, identificando oportunidades de aprendizado nas falhas. Por exemplo, em vez de apenas apontar os defeitos de uma resposta incorreta, identifique algum traço que seja aproveitável e trabalhe o raciocínio a partir desse ponto.
2 – Aja positivamente em relação aos erros
Para melhorar a autoestima dos estudantes, ajude-os a superar o problema e reaja de maneira a encorajá-los a melhorar. Se o aluno der uma resposta equivocada em frente a toda a sala, em vez de chamar a atenção exclusivamente para o lado negativo, ressalte a importância da participação em sala para que ele se sinta incentivado a continuar participando das aulas.
3- Crie uma atmosfera favorável
A sala de aula deve ser um local convidativo, em que os estudantes se sintam confortáveis para expor suas opiniões. Por isso, não devem ser censurados ou desencorajados a se comunicar, mesmo que seu posicionamento seja divergente da turma. Outra atitude importante é valorizar as respostas inexatas como uma oportunidade para que, você, professor, demonstre para a turma o conceito correto e tire dúvidas, promovendo o aprendizado para todos.
4- Busque as causas do problema
Se um aluno apresentar um desempenho ruim em uma disciplina, procure entender as causas disso. Elas podem variar desde uma dificuldade comum, facilmente solucionada com sessões de estudo extra, até distúrbios causadores de déficit de atenção. Seja qual for a fonte do problema, é importante estar atento para que isso se resolva o mais rápido possível e o estudante possa progredir.
5- Dê feedback
Ao corrigir provas e trabalhos, destaque os equívocos e anote explicações corretas e sugestões para que os estudantes consigam entender em quais pontos precisam melhorar. Promover reuniões de feedback, tanto sobre as notas, quanto sobre comportamento, é interessante para que os alunos consigam avaliar melhor o próprio desempenho. Uma tática eficiente para potencializar essas sessões é fornecer material complementar, como exercícios extras ou dicas e leitura para que eles possam também se tornar mais ativos e independentes na construção do conhecimento, corrigindo os próprios erros.
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